Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Como se proteger contra falhas de segurança na rede Wi-Fi doméstica?

Veja aqui algumas dicas para aumentar a segurança na rede Wi-Fi da sua casa e manter um ambiente seguro durante a sua navegação.

Avatar de: Douglas Petronilho Vieira

Por Douglas Petronilho Vieira via nexperts

23/02/2024 12h58min · Atualizado em 28/02/2024 13h58min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(GettyImages/Reprodução)
(GettyImages/Reprodução)

O Wi-Fi já é recurso essencial para diversas pessoas e, assim como outras tecnologias, também exige cuidados com a segurança. Em 2021, por exemplo, uma falha na rede da empresa WSpot expôs os dados de mais de 2 milhões de usuários, gerando prejuízos e contratempos para a companhia.

O que talvez muitos não saibam é que não são apenas empresas que passam por esse problema. Tem se tornado cada vez mais comum notícias sobre ataques a redes Wi-Fi domésticas, exigindo atenção redobrada e medidas preventivas para evitar dores de cabeça.

É preciso estar atento para não ter problemas com invasores dentro da rede Wi-Fi doméstica. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
É preciso estar atento para não ter problemas com invasores dentro da rede Wi-Fi doméstica. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Explorando brechas

Em geral, os ataques em redes domésticas utilizam um padrão de ação antigo. O primeiro passo é tentar acessar o dispositivo com a senha padrão ou combinações fáceis, que geralmente são descobertas utilizando scripts.

Uma vez dentro do sistema, o criminoso pode acessar o painel de controle para alterar a configuração do DNS. Esse é o ponto de partida para redirecionar o usuário para sites falsos, sempre com o intuito de roubar informações inseridas em páginas parecidas com suas contrapartes reais.

• Veja também: O que é cibersegurança e por que você deve se preocupar com ela?

Outro perigo é o invasor assumir o comando dos dispositivos inteligentes conectados à rede Wi-Fi doméstica. Por serem interligados, existe a chance de uma pessoa mal-intencionada utilizar essas brechas para acompanhá-lo pela casa e conhecer a sua rotina, por exemplo.

Casas inteligentes precisam de atenção redobrada com relação à segurança da rede Wi-Fi doméstica. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Casas inteligentes precisam de atenção redobrada com relação à segurança da rede Wi-Fi doméstica. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Dicas para proteger sua rede Wi-Fi doméstica

Caso esteja interessado em manter intrusos longe da sua rede Wi-Fi, veja a seguir algumas dicas do que você deve fazer o quanto antes.

1. Altere as credenciais do roteador

Muitos roteadores vêm com credenciais padrão amplamente conhecidas. Certifique-se de alterar tanto o nome de usuário quanto a senha para algo único, se possível com o auxílio de um gerador de senhas. Isso vai reduzir significativamente o risco de acesso não autorizado.

2. Atualize o firmware do roteador

Equipamentos recebem atualizações regulares, e isso também vale para o roteador que permite o seu acesso ao Wi-Fi.

Por conta disso, verifique se há atualizações de firmware para o seu roteador. Essas atualizações costumam corrigir vulnerabilidades de segurança, mantendo sua rede protegida contra ameaças emergentes.

3. Utilize uma criptografia forte

Opte por uma criptografia WPA3, se possível, ou, pelo menos, WPA2, para proteger a comunicação entre dispositivos conectados. Evite usar WEP, que é considerado menos seguro e mais passível de ter falhas exploradas por criminosos.

4. Configure uma rede de visitantes

Configurar um ponto de acesso para visitantes ajuda a proteger suas informações e dispositivos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Configurar um ponto de acesso para visitantes ajuda a proteger suas informações e dispositivos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Se o seu roteador suportar, crie uma rede de convidados separada para visitantes. Isso impede que eles acessem diretamente seus dispositivos e dados pessoais, mantendo suas informações mais seguras e atrapalhando possíveis invasões.

5. Desative o WPS (Wi-Fi Protected Setup)

Embora seja conveniente, o WPS pode ser vulnerável a ataques. Desative-o para reforçar a segurança da sua rede e ganhar uma camada extra de segurança no uso do Wi-Fi doméstico.

6. Monitore dispositivos conectados

Essa é a dica de ouro, já que é preciso olhar de tempos em tempos a lista de dispositivos conectados ao seu roteador. Se você identificar dispositivos desconhecidos, desconecte-os imediatamente e altere suas credenciais para evitar qualquer tipo de atividade suspeita.

7. Lembre-se do antivírus

O antivírus é um recurso importante para ajudar a proteger a rede Wi-Fi doméstica. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
O antivírus é um recurso importante para ajudar a proteger a rede Wi-Fi doméstica. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Outra dica importante: mantenha um antivírus, como o Avast, por exemplo, ativo para a proteção da sua rede e faça verificações constantes. Com o auxílio desse tipo de software, você consegue identificar tentativas de phishing e outros perigos que possam ameaçar a sua conexão.

Além disso, o software de segurança da Avast verifica a rede local e identifica possíveis brechas ou dispositivos que possam representar ameaças.

• Confira: Por que é importante sempre atualizar seu antivírus?
 

8. Desligue o roteador

Pode parecer bobagem, mas acredite: desligar o roteador quando a rede Wi-Fi não está em uso pode diminuir as chances de ataque. Como ela não está ativa, os criminosos não conseguem agir e podem desistir da invasão.

9. Ative o filtro de endereço MAC

Cada dispositivo conectado à internet possui um endereço MAC único. Ao habilitar o filtro de endereço MAC no seu roteador, você pode especificar quais dispositivos têm permissão para acessar a sua rede com base nesse identificador exclusivo.

Para ativar o filtro de endereço MAC, siga estas etapas:

• Acesse o painel de controle do seu roteador digitando o endereço IP no navegador;
• Localize a seção Filtro de MAC nas configurações do roteador;
• Habilite o Filtro de MAC e adicione os endereços MAC dos dispositivos permitidos.

Essa camada adicional de segurança dificulta o acesso não autorizado à sua rede, mesmo que um invasor possua a senha correta.

10. Implemente uma VPN

Por fim, outra dica que pode ajudar a proteger a sua rede Wi-Fi de invasões é apostar em uma VPN. Ela é capaz de criar um túnel seguro para a comunicação entre seus dispositivos e a internet, o que também ajuda a proteger a sua rede doméstica.

Seguindo essas dicas, você certamente estará cada vez mais próximo de criar um ambiente de navegação Wi-Fi seguro. Para complementar essa defesa, conte com o Avast  e todos os seus recursos de ponta presentes no antivírus.